Atendimento
LiveZilla Live Chat Software
Fale com nosso atendimento.

Refúgio Biológico de Itaipu, em Foz do Iguaçu, recebe filhote de ariranha


Compartilhe este conteúdo com seus amigos



Um filhote de ariranha chegou ao Refúgio Biológico Bela Vista de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, na tarde desta terça-feira (21). A espécie está ameaçada de extinção no estado, e a expectativa é que ela se reproduza na unidade. Os últimos avistamentos da espécie no Paraná foram registrados no Parque Nacional de Ilha Grande, em 1998, e no Parque Nacional do Iguaçu, em 1982.

A fêmea, de aproximadamente três meses de vida, veio de Altamira, no Pará, e foram 11 horas de viagem até chegar na cidade paranaense. O animal foi examinado pelos veterinários, que atestaram que ele está em boas condições de saúde, apesar da magreza, 3,5 kg.


O Refúgio Biológico Bela Vista tem 363 animais, entre mamíferos, aves e répteis de 61 espécies. A unidade mantém um dos principais programas de reprodução de harpias da América de Sul. De 24 nascimentos de harpias, 18 sobreviveram.

A intenção é repetir o mesmo feito com as ariranhas. A idade reprodutiva da espécie começa aos dois anos e se estende por até 12 anos. Hoje, são 120 ariranhas mantidas em cativeiro no mundo, e menos de 20 no Brasil, conforme a Itaipu.

O animal deve ficar no hospital veterinário do refúgio e vai passar por exames. Também vai precisar ser amamentado até começar a comer alimentos sólidos. Depois será levado para o Criadouro de Animais Silvestres da Itaipu, e quando tiver 10 meses de idade será levado para ser exposto ao público.  

A amamentação da ariranha, nessa fase da vida, é feita a cada duas horas, mais ou menos, com cerca de 250 ml. O preparado lácteo leva leite em pó, creme de leite, polivitamínico, óleo de sardinha e mel com própolis.     

As ariranhas vivem em grupos familiares de até 17 indivíduos, formados por um casal dominante e seus descendentes dos dois ou três últimos anos, podendo também ser vistas solitárias, dependendo da época do ano.   

Sua natureza curiosa e o variado repertório de vocalizações tornam a espécie presa fácil para caçadores, que no passado abatiam-nas para a venda das peles no mercado da alta costura internacional. As ariranhas têm um papel fundamental no equilíbrio dos ambientes aquáticos pelo controle de populações de outras espécies animais, principalmente peixes, inclusive espécies invasoras e pragas.


Outras informações:

   
Nomes Comuns: Ariranha, Lontra-gigante, Onça d’água
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnívora
Família: Mustelidae
Gênero e espécie: Pteronura brasiliensis

Espécie está ameaçada de extinção no Paraná 

(Fotos: Itaipu Binacional/ Divulgação)

Visite também


Venha se hospedar com o Best Western Tarobá Hotel e Eventos
Prime Sorriso Odontologia - Clinica odontológica em Foz do Iguaçu

www.hoteisfoz.com.br www.fozdoiguacuhotel.com www.iguassucitypass.com www.restauranteemfozdoiguacu.com www.pousadaemfoz.com.br www.iguassupass.com.br www.comboiguassu.com.br www.vivafozdoiguacu.com.br www.hospedagemfozdoiguacu.com.br www.hospedagemfoz.com.br www.hoteleconomicoemfozdoiguacu.com www.iguassupass.com www.comprasemfoz.com.br www.fozdoiguacuhotel.com.br www.hospedagemfozdoiguacu.com www.estorilimoveis.com www.feriasemfozdoiguacu.com www.feriasemfozdoiguacu.com.br www.imobiliariafoznacoes.com.br www.hotelmirantefoz.com.br www.fozhotel.com www.hospedagememfoz.com.br www.restaurantesemfoz.com.br www.hoteisemfoz.com.br www.comprasemfoz.com www.hoteliguacufoz.com.br www.visitefozdoiguacu.tur.br www.fozhotel.com.br www.hospedagemfoz.com www.hospedagememfozdoiguacu.com.br www.fozdoiguacuhoteis.com www.restaurantesemfozdoiguacu.com www.fozhoteis.com.br www.passeiosemfozdoiguacu.com www.hostelsemfoz.com.br www.hoteisemfozdoiguacu.com www.hospedagememfozdoiguacu.com www.feriasemfoz.com www.hostelemfoz.com.br www.venhaparafozdoiguacu.com www.comprasemfozdoiguacu.com www.visitefozdoiguacu.com.br www.venhaparafozdoiguacu.com.br www.hoteliguassu.com.br www.passeiosemfozdoiguacu.com.br